Google Drive login – Saiba como acessar o Google Drive

Google Drive login – Saiba como acessar o Google Drive

  • por

Google drive: é sinônimo de praticidade. Até alguns anos atrás quando se pensava em armazenamento de arquivos ou programas de produtividade era intuitivo pensar cronologicamente grandes máquinas, disquetes de armazenamento, computadores portáteis, cd’s e pendrives. E quando reparamos nessas listas nós podemos concluir algo em comum neles: todos são dispositivos físicos, muitos deles portáteis, mas ainda físicos. E é nesse ponto que o Google drive revoluciona. Não é preciso carregar nenhum dispositivo de armazenamento para utilizá-lo.

Pessoas que trabalham com edição de arquivos, fotos, empresas que são adeptas de home office ao menos uma vez por semana conseguem compreender a genialidade por trás do serviço em nuvens.

O grande avanço do Google drive em relação aos dispositivos é o conceito de nuvem eletrônica, que de forma simplista é um espaço virtual capaz de armazenar e manter arquivos, que só necessita, a priori, de acesso à internet para utilizá-lo. Com isso a necessidade de carregar peso e grandes quantidades de equipamentos vem sendo extinta pelo Google drive. Quase uma década após o seu surgimento oficial, o serviço de armazenamento já é de fácil acesso.

Google drive login

Google drive login é basicamente acessar um perfil de usuário no serviço de nuvens. Para realizá-lo é necessário anteriormente possuir uma conta no Gmail, o serviço de e-mails do Google. Caso do indivíduo(a) deseje usufruir dos serviços em Google drive login e não possua um endereço eletrônico, será necessário a criação de um Gmail. Para que não haja confusões, mostraremos o passo a passo de como isso deve ser feito.

Visando usar o Google drive, a primeiro passo é acessar a área de criação de perfis do gigante da internet, o Google, lá será necessário atestar um formulário. O mesmo solicita o nome completo a quem pertencerá o endereço, a elaboração de um endereço de e-mail inédito (pois caso o nome do endereço já exista, não é possível criar com o mesmo nome, também não é aconselhado criar com algum de nome muito semelhante para evitar desalinhamentos na hora de receber seus e-mails.). Por fim, bastará a elaboração de uma senha de segurança que atenda ao nível de exigência da plataforma. Com a conclusão o Google drive login já estará a seu alcance.

Google drive login e senha

Agora já em posse do endereço eletrônico, o Google drive login e senha já está em mãos. Isso mesmo, sua conta Google drive login e senha são exatamente os mesmos que o do Gmail. Acessando a conta do Gmail pela primeira vez aparecerão algumas mensagens que o indivíduo poderá baixar o aplicativo de correio eletrônico em seu celular para melhor acesso e mensagens padrão explicando o funcionamento e as funcionalidades da plataforma.

Ao completar o procedimento de logar o perfil, o usuário ainda não estará no Google drive login e senha propriamente dito. Ele estará na caixa de entradas do seu Gmail. Para acessar o Google drive login e senha ele terá que desdobrar uma caixa de interação que fica a direita da barra de ferramentas, na parte superior da página e clicar sobre o emblema do Google drive. E finalmente estará dentro de sua nuvem virtual.

Google drive acessar

Com o Google drive acessar os arquivos é uma tarefa simples. A estrutura de sua interface gráfica é a padrão do Google. Na parcela esquerda de sua inicial estão dispostos caminhos de acesso aos seus documentos. Por exemplo, em Google drive acessar meu drive é possível ver as pastas que organizam a nuvem, também é possível entrar nesses diretórios e abrir os arquivos e documentos lá armazenados. Para isso basta clicar sobre eles.

Google drive acessar configurações também é possível. Dirigindo-se a parte superior direita da página, é possível avistar uma engrenagem. Ao pressioná-la sues desdobramentos surgirão e a opção Google drive acessar configurações ficará disponível como configurações. Acessando ficarão disponíveis informações da nuvem, como a quantidade ocupada do armazenamento digital, a conversão de arquivos carregados para o formato padrão do Google. A mudança de idioma estará disponível além da possibilidade de aquisição de mais espaço.

Google drive como fazer

Toda vez que uma pessoa pergunta como fazer um Google drive, ou como criar um perfil para ele, você terá a opção de mostrar este texto. Ou ao menos explicar o que foi dito nos parágrafos anteriores. Resumidamente: O pretendente a nuvem deverá possuir um endereço de e-mail Google. Caso não possua um, deverá criá-lo. Como o login e senha em mãos, o próximo passo é acessar o perfil. Do próprio perfil, o próximo passo é localizar o ícone do Google drive na seção de aplicações, na parte superior da tela. Ao localizá-lo, bastará pressionar o cursor sobre o ícone que uma aba será aberta no navegador já na página de inicial de seu perfil no Google drive.

Google drive download

Quando se usa a expressão Google drive download, é preciso ter em mente que ela é uma expressão ambígua. Google drive download pode estar fazendo referência a baixar documentos e arquivos armazenados na nuvem diretamente para o sistema de armazenamento de um dispositivo físico. O que é comum, pois muitas vezes as pessoas podem estar pretendendo trabalhar um pouco offline ou mesmo preparando algum dispositivo pois ela irá até um local sem acesso à internet.

O outro sentido de Google drive download pode ser realizar o download do aplicativo da nuvem em algum dispositivo com finalidade de obter um acesso mais prático, apenas clicando sobre ele. A expressão Google drive download também poderá fazer referência ao ato de fazer backup, ou seja, deixar uma cópia de segurança de seus arquivos, documentos e fotos, que em geral ficam em seu dispositivo físico, e disponibilizá-la na nuvem. Assim quando houver a necessidade poderá fazer-se o download dele e seus dados ficaram dispostos da mesma forma que no dia do backup.

Google drive desktop

Muitas pessoas ficam se perguntando se do computador pessoal é possível ter um acesso mais rápido a essa magnífica ferramenta. E a resposta é sim. Quando falamos de Google drive desktop, nos referimos ao sistema de backup e sincronização com o pc ou mac (a empresa promete uma versão para Linux). Instalando Google drive desktop no computador, o que será instalado são os programas padrões de formatos de arquivo do Google e um sistema de sincronização e armazenamento, e não um aplicativo em si.

A instalação do Google drive desktop se torna pertinente principalmente quando há a necessidade de conversão de muitos arquivos do pacote office, um conjunto de programas de produtividade fornecido pela microsoft que para muitas pessoas a licença é considerada cara. Ou seja, ter o Google drive desktop em seu computador é ter uma opção de alta performance a esse serviço pago que dominou o mercado por muito tempo.

Google drive file stream

Antes de falar do Google drive file stream, é necessário saber o que é um serviço de streaming. Esse serviços que permitem o compartilhamento de dados e mídias sem a obrigatoriedade do download do arquivo. O Google drive file stream não é um serviço de streaming propriamente dito, (o serviço de streaming do Google é o googleplay) mas a ideia por trás dele gira em torno desse conceito de forma geral.

O Google drive file é uma ferramenta de uso profissional, com ela é possível compartilhar os arquivos, modificá-los e permitir que outras pessoas também o façam. O usuário sempre terá acesso a versão atual do arquivo postada na ferramenta. Porém não gastará o espaço de armazenamento de seu dispositivo físico, nem banda larga. Logo o uso do Google drive file stream proporcionará mais produtividade, já que o seus aparelhos terão que processar menos dados simultaneamente.

Quando o Google drive foi criado?

O serviço de armazenamento de arquivos do Google foi oficialmente apresentado em meados do ano de 2012. Porém as especulações de seu surgimento começaram a eclodir no ano de 2006.

Como funciona o Google drive?

Ele funciona como um armazém virtual, o usuário deposita nele algum item/arquivo e busca por ele quando for necessário.

Quanto custa esses planos?

O inicial de 15GB não custa nada, já os outros planas são pagos  custando a partir de 6,99 ao mês o mais básico até aproximadamente 1050,00 reais a licença mais cara, no momento da elaboração do texto.

O Google drive tem quantos GB?

A princípio são 15. Mas até o momento de produção do texto, o Google disponibiliza espaços pagos que variam de 100GB até 30TB, o que é muito mais que os microcomputadores comuns apresentam até o momento.

Como compartilhar arquivos no Google Drive?

Basta acessar a conta, identificar no diretório o arquivo/documento que deseja compartilhar, clicar com o botão direito do mouse e apertar a opção compartilhar.

Google drive app

O Google drive app é uma versão de acesso rápido do serviço de armazenamentos do Google. Com ele é possível abrir sua nuvem de qualquer lugar por meio de seu aparelho móvel, basta ter acesso à internet. O Google drive app pode ser baixado para as principais plataformas de aparelhos móveis. Basta conferir na loja virtual de aplicativos de seu sistema operacional vigente. O download e instalação do aplicativo móvel é grátis.

Para otimizar a visualização e interação dos arquivos no Google drive app, alguns outros aplicativos grátis do Google são sugeridos. Como o Google documentos, Google planilhas e Google apresentações; que são programas equivalentes, respectivamente, ao Word, Excel e PowerPoint do pacote office. Com eles a visualização dos documentos, e interação com eles ficam facilitadas, tornando o Google drive app ainda mais conveniente.

Google drive armazenamento

Ao falar de Google drive armazenamento, outros tipos de questionamentos são levantados. Como por exemplo: nessa nuvem existe algum limite de armazenamento? Sim, o limite existe. O limite Google drive armazenamento para contas gratuitas, aquelas que derivam do e-mail Google, é de 15 (quinze) gigabytes de memória. A princípio pensamos que 15 GB pode parecer pouco espaço, e realmente pode ser dependendo das necessidades particulares de espaço. Uma pessoa que deseja guardar vídeos em alta resolução obviamente necessitará de mais espaço. Mas isso pode ser resolvido com licenças pagas.

As possibilidades no Google drive armazenamentos são muitas. Quando pensamos em empresas, não são só os formatos clássicos de arquivos possuem necessidade de serem salvos. Também é possível armazenar arquivos em diversos formatos de programação, porém para modificá-los pode ser necessário o uso de outros programas. Já para usuários com menos necessidades, o Google drive armazenamentos pode funcionar como um depósito. Assim não será necessário gastar fortunas com aparelhos de grande capacidade de memória RAM, pois fotos, vídeos e músicas poderão ser salvos e acessados nele.

Como sincronizar o Google drive?

A primeira coisa que deverá ser feita é a filtragem dos arquivos que serão sincronizados. Coloque-os num diretório adequado. Na sequência é necessário carregar seu perfil no Google drive. Já logado, basta procurar a opção fazer upload e selecionar o arquivo ou diretório que deve ser sincronizado com o drive. Caso a ideia seja o contrário, basta selecionar o item que deseja ser sincronizado e fazer download dele, ou então sincronizar tudo do drive com computador, e tudo nele será compartilha com o dispositivo pelo qual você está acessando o drive.

Google drive planos

Google drive planos é pago? Bom, quando fazemos uma conta no Gmail e passamos a ter acesso à nuvem o serviço é gratuito. Nele as principais função do serviço estarão disponibilizadas. O espaço inicial é de 15 GB, um pouco menos do que os aparelhos celulares de entrada apresentam em 2020. Mas caso isso não seja o suficiente para saciar o desejo de guardar de alguns consumidores, o Google drive planos tem serviços exclusivos.

O Google drive planos possui licenças acessíveis que começam num preço de 6,99 mensais. Além de mais espaço, o Google drive plano deixa a disposição do consumidor assistência de especialistas, no caso a assistência não é presencial nos planos. Além de benefícios em outros produtos da empresa fornecedora do serviço, o Google. Os planos mais elaborados podem passar de mil reais de mensalidade, porém o espaço de armazenamento é incrivelmente grande.

Google fotos

O Google fotos é um sistema de armazenamento só que nesse caso ele é voltado para fotografias e vídeos. O Google fotos é um armazenamento munido de inteligência e até consegue efetivar armazenamento automática. Ele possibilita compartilhamento de fotografias, vídeos e outros formatos de mídia. Ele foi desenvolvido para substituir o aplicativo picassa, que exercia a mesma função, só que acabou obsoleto com o tempo.

O aplicativo Google fotos está disponível para Android e IOS. Já a alguns anos no mercado, ele é bem popular. Uma outra curiosidade do Google fotos é que o armazenamento de imagens com até 16MP de resolução e vídeos com resolução em full HD (1080p) são feitos por conta do Google, gratuitamente. Em alguns smartphones o aplicativo já vem pré-instalado. Porém caso não venha, basta fazer o download na loja de aplicativos.

Como utilizar o Google drive

O Google drive pode ser utilizado de várias formas. O que é necessário para utilizá-lo é um e-mail Google. Obtendo um ele poderá armazenar qualquer tipo de arquivo, bastando fazer o upload dele por meio de um computador ou dispositivo móvel que possua o aplicativo. Caso queira modificar alguma coisa nos arquivos, pode ser necessário a conversão do formato dele, ou o uso de outros aplicativos adequados. Como no caso de arquivos de pacote office, podem ser usados os aplicativos equivalentes do Docs. Para compartilhá-lo, bastará selecionar os que são de interesse e enviar. Quem o recebe poderá alterar o arquivo também. Para inserir o arquivo do drive numa máquina, basta fazer o download do arquivo desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *